quarta-feira, 11 de junho de 2014

Diferença entre alpinismo e montanhismo

A palavra montanhismo é usada para expressar a atividade de subir montanhas desenvolvendo as técnicas da caminhada, escaladas ou acampamentos. A prática é adotada nas regiões montanhosas próximas ou não as áreas urbanas. Sem esforços físicos demasiados ou equipamentos específicos, a atividade atrai um grande número de pessoas pela possibilidade de contato com a natureza, pela possibilidade de confrontar-se com sigo mesmo, suas próprios limites e superações, pelo visual das brumas, estepes, pradarias e matas ao entorno. As pessoas que praticam montanhismo têm a oportunidade única de entrar em contacto com a essência e a força da natureza, de atravessar rios e descobrir cachoeiras, de dormir sob um céu estrelado. Todos estes condimentos permitem ao homem viver experiências que enriquecem o espírito e marcam a memória. 

Segundo Gomes Teixeira, no livro "Santuários de Montanha: Impressões de Viagens" (1926): “o montanhismo dá saúde ao corpo; instrução ao corpo e saúde à alma”.



O alpinismo é uma atividade que se desenvolve na alta montanha, acima dos 2500 m, que exige um condicionamento físico muito elevado e equipamento apropriado, como por exemplo equipamento para escalada (cordas, capacete, mosquetão, costuras, sapato apropriado para o material da escalada - rocha ou gelo), barraca resistente ao vento e baixas temperaturas, roupas e jaquetas apropriadas, cilindros de oxigênio.

O alpinismo é muito mais complexo que o montanhismo devido a necessidade não só do preparo físico, mas do conhecimento em meteorologia, orientação e primeiros socorros. 
Por ser realizada em um meio hostil (em montanhas acima dos 5 mil metros de altitude o risco de edema cerebral devido a falta de oxigênio é uma realidade).

Com a evolução dos atletas e dos equipamentos para alta montanha, hoje o alpinismo pode ser ramificado em duas modalidades: a escalada em gelo e as ascensões em montanha. 

A escalada em gelo é uma ramificação extrema da escalada convencional, só pode ser praticada em locais polares e em poucos meses do ano por motivos óbvios, o inverno chega e congela as cascatas, formando uma rígida estrutura de gelo que possibilita 
a ancoragem e a ascensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário