sexta-feira, 18 de julho de 2014

O que usar no frio e na neve?

Quando vamos para uma aventura onde as temperaturas baixas e muitas vezes negativas, saber o que vestir é fundamental. Se manter aquecido e com a pele seca durante uma atividade física garante o sucesso da conquista e a integridade das condições de saúde.

Picos de montanhas, geleiras, esqui, snowboard, aurora boreal, trekings, motociclismo...o que não faltam são ideias de aventuras ao ar livre em locais em que frequentemente temos neve como companheira.

Então preparamos um esquema especial com dicas e indicações de produtos que vão fazer você render mais na aventura sem se preocupar em passar frio.

Vamos montar o guarda-roupa?

Primeiro, você que que ter uma segunda pele (também chamada de underwear). Estas peças costumam ser justas no corpo, agarradas mesmo, e vão por baixo de todas as outras. Elas deixam o calor do corpo bem pertinho de você, através de um tecidos que permitem a transferência de umidade, ou seja, a vazão da transpiração e o isolamento térmico. 

Calças, luvas, camisetas e meias compõe o kit completo para esta primeira etapa.

http://www.ceroula.com.br/86_luva_acessorios_43http://www.ceroula.com.br/39_----ceroulas

http://www.ceroula.com.br/95_meia-adulto_acessorios_43http://www.ceroula.com.br/40_--camisetas


Continuando...

Por cima dos underweares, usamos mais uma camada de blusas e casacos bem quentinhos, feitos de um tecido chamado Fleece, que é um tecido parecido com uma 'flanela' (falando a grosso modo), com várias gramaturas diferentes inclusive (as gramaturas vão de 100 até 500). O bom é escolher uma que se adeque a temperatura onde você vai estar imerso. Outro detalhe ótimo é que é um agasalho super leve, e de alta compressibilidade (falando em português claro, pode ser bem socado na mochila que vai ocupar muito pouco espaço). 

As calças que são usadas aqui devem ser mais largas, para permitir a amplitude de movimentos das pernas. Procurar calças com tecido impermeável e/ou tecido fleece.

Para quase terminar a saga da proteção têxtil:

Anoraks. Ou jaquetas. Eles são os que vão defender você do vento e da chuva. Aí começa a guerra, porque a sensação térmica é diretamente proporcional as quanto o vento consegue roubar calor de você. Então aqui eles tem que ser impermeáveis. E tem que ser transpiráveis, porque com o movimento do exercício, você transpira e se não for canalizada esta transpiração, acaba umedecendo as roupas de baixo e perdendo calor.


http://www.ceroula.com.br/52_-jaquetashttp://www.ceroula.com.br/52_-jaquetas


Quase terminando! Luvas, cachecóis, gorros, bala claves, head bands.... 

http://www.ceroula.com.br/gorro-snow-thermarator-columbia~308~144~43~acessorios~gorro-adultoFrio nos pés? Coloque um gorro! Parece que não tem nada a ver mais tem tudo. A cabeça é responsável pela perda de mais de 50% do calor corporal. Usar gorros é essencial. Tem quem goste de lã, e tem quem prefira os de fleece. Vale também usar o chapéu de abas largas para proteger do sol.

Para as mãos, é sempre bom ter duas luvas, uma underwear, que facilita no manuseio das coisas e uma mais grossa de primeira camada. As mãos são em geral a parte mais esfolada de todas as aventuras. Elas que entram em contato com cordas úmidas e rochas idem. Quando mais grossa uma luva, mais quentinha ela é. Mas fica mais difícil de pegar e manobrar as coisas.

Cachecol protege não só o pescoço, mas como a garganta. O head band é excelente para proteger os ouvidos, e se você é do tió que se incomoda com a ponta no nariz gelado, por que não uma balaclava?


http://www.ceroula.com.br/balaclava-thermoskin-curtlo~329~136~43~acessorios~balaclavahttp://www.ceroula.com.br/84_cachecol_acessorios_43


http://www.ceroula.com.br/88_head-band_acessorios_43http://www.ceroula.com.br/86_luva_acessorios_43

Basicamente é isso. Alguém contou quantas vezes colocamos aqui a palavra 'impermeável'? hehehehe, pois é. Montanha é sinônimo de impermeabilidade. Gore-tex e fleece são reis e rainhas, já algodão é um tipo de tecido que se deve evitar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário