sexta-feira, 4 de julho de 2014

Livros sobre montanhas e montanhismo


       Jon Krakauer é um montanhista norte-americano e também jornalista, o que o torno incomparável ao escrever sobre montanhas. A riqueza de detalhes que estão em seus livros são ao mesmo tempo instigantes e instrutivas. Instigantes porque você lê e fica querendo ler mais e mais pra ver como termina. Instrutivas porque ele explica com muita propriedade o beabá sobre equipamentos, histórias do montanhismo, conceitos da geologia (como agrimensura) e etc. Não é a toa que seus livros ganharam notoriedade, principalmente após a adaptação para o cinema do 'Na Natureza Selvagem'.

SOBRE HOMENS E MONTANHAS - Jon Krakauer

Você sabia que é possível escalar cachoeiras? Sabia que o monte McKinley, no Alasca, o maior dos Estados Unidos, possui um dos ambientes mais inóspitos do planeta e que mesmo assim cerca de trezentas pessoas o escalam a cada ano? Você sabe qual é a segunda maior montanha do mundo? E sabe que ela é bem mais difícil de ser escalada do que o Everest? Por que tantas pessoas arriscam a vida nas paredes de gelo e rocha?

Nessa coletânea de artigos e reportagens sobre aventuras vividas ao redor do mundo, do Himalaia ao Alasca, Jon Krakauer
, mostra homens e mulheres que enfrentam paredes de gelo e rocha por todo o planeta, revela o que eles fazem, como sobrevivem e o que os motiva.


NO AR RAREFEITO – Jon Krakauer

O livro é fascinante. Lê-se de um fôlego só. A narrativa é detalhista e comovente, um livro muito bem escrito e com uma bela tradução.Durante a primeira metade do livro, Krakauer se preocupa em fazer as devidas introduções sobre as condições nas quais se realizam as expedições ao Everest. Aqui também cabe a apresentação dos alpinistas que participaram da expedição de 1996, e que de alguma forma se envolveram na tragédia.

Somente na metade do livro, após o leitor se sentir dentro de um emaranhado de vidas aleatórias, é que a história que realmente interessa começa a se desen
rolar. Passo a passo, cada vez com menos oxigênio, cada um dos personagens começa a se aproximar do seu objetivo: atingir o ponto mais alto do planeta. Mas, como se pode imaginar, longe de ser a linda e perfeita realização de um sonho de cada um, as expedições se transformam em um drama sem igual, onde a vida e a morte passam a conviver em um mesmo ambiente.

SETE PICOS – Dick Bass e Frank Wells

Frank Wells era o presidente de um grande estúdio de cinema, Warner Brothers. Dick Bass é um multimilionário empresário. Na meia-idade, ambos deixaram o lar, a família e os negócios bem-sucedidos para realizar um sonho impossível: serem os primeiros a escalar a montanha mais alta de cada um dos sete continentes, do McKinley ao Everest. Os obstáculos eram muitos e implacáveis, desde nevascas até doenças e um problema de medição que ameaçou transformar a expedição quebra-recordes em impostura. A recompensa: o puro e emocionante triunfo de ficar de pé no topo de cada continente da Terra.


TUDO PELO EVEREST – Waldemar Niclevicz

Nosso alpinista paranaense já é autor de 6 livros sobre montanhismo.
"Tudo pelo Everest" é seu primeiro livro, e também o único que está esgotado nas livrarias, o que torna a sua caçada mais interessante, a possibilidade de garimpar por sebos virtuais ou físicos.

Niclevicz faz um relato emocionante da saga em sua primeira tentativa de escalar a maior montanha do mundo. Conta os preparativos para a viagem, as buscas por patrocínio, a geografia e os costumes do Himalaia, e a superação de seus próprios limites tentando ser o primeiro brasileiro a pisar no cume da montanha mais alta do mundo. O livro também conta com fotos (lindas) da ascensão ao cume.

Para ver os outros livros que Niclevicz escreveu, clique aqui.


Em agosto deste ano (2014) será lançada uma autobiografia fotográfica de Waldemar Niclevicz, em um belo livro de grande formato com imagens de todas as suas escaladas.

ANNAPURNA – Maurice Herzog

Lançado em 1951, este clássico da aventura relata uma das expedições mais dramáticas já vividas na montanha. Impossibilitado de escrever, seu autor ditou-o na cama do hospital onde se recuperava dos danos físicos sofridos durante a escalada.

No dia 3 de junho de 1950 o francês Maurice Herzog - o líder da expedição - e seu companheiro de equipe Louis Lachenal alcançaram o topo do monte Annapurna, no Himalaia, tornando-se os primeiros a conquistar uma das catorze montanhas de mais de 8 mil metros do mundo. O feito se concretizou depois de meses de esforço para estabelecer a rota de ataque, numa região ainda não mapeada, sob imensas dificuldades técnicas e no limite de tempo estabelecido pela chegada da monção, prevista para os primeiros dias de junho: seria preciso abandonar a montanha antes que ela chegasse, com seus ventos fortíssimos e suas chuvas diluvianas.

Desde a travessia do sul do Nepal e da conquista do cume até a volta penosa e a euforia da recepção aos heróis, a narrativa de Herzog é de tirar o fôlego e mostra por que a conquista do Annapurna se tornou uma epopéia contemporânea.


AVENTURA NO TOPO DA ÁFRICA – Airton Ortiz

aventura no topo da africaPrimeiro livro de Airton Ortiz. Em 1999, com 42 anos, o jornalista gaúcho decidiu ampliar seus horizontes e escalar a mais alta montanha da África, o Kilimanjaro, entre a Tanzânia e o Quênia. A viagem começou na África do Sul, atravessou Moçambique e terminou na Tanzânia, no topo do “Kili”. Uma seqüência de infortúnios e o enorme choque cultural transformaram a viagem numa pequena aventura.

O relato desta viagem e da escalada do Kilimanjaro é bem diferente dos livros padrão de narrativas de alta montanha. Primeiro, porque o Kilimanjaro, com seus 5.895 m, é mais baixo que muita montanha aqui na Cordilheira dos Andes e praticamente sem gelo ou neve. Na verdade, escalar o Kilimanjaro é uma caminhada árdua, não muito mais que isso. Segundo, porque Ortiz não é esportista ou montanhista profissional, o que torna a narrativa mais interessante.


O talento do novo montanhista foi também colocado em palavras no excelente NA ESTRADA DO EVEREST.

Partindo de Katmandu no Nepal, Ortiz narra sua jornada com muito suspense e ação pelas trilhas de conduzem ao pé do Everest. 

O CAMINHO DO GUERREIRO DA ROCHA - Arno Ilgner


“Ler O Caminho do Guerreiro da Rocha me faz lembrar o meu passado. Ele contém muitas das técnicas que utilizei ao ganhar confiança para participar de competições. Este livro ajudará os escaladores a aumentar o seu nível de poder sem nenhum treinamento adicional.” Robyn Erbesfield (quatro vezes vencedora do campeonato mundial de escalada esportiva)Os manuais de escalada não costumam falar muito sobre treinamento mental, apesar de ser um fator de rendimento tão importante como a força, flexibilidade ou a técnica. ARNO ILGNER aproveita algumas das ideias essenciais da antiga tradição do Caminho do Guerreiro e da psicologia moderna do esporte para fazer neste livro um quadro sem igual sobre o treinamento mental.


MONTANHAS DO MARUMBI - Nelson Luiz Penteado Alves

Livro As Montanhas do Marumbi  da editora Nelson Luiz Penteado ALves
Motivo de orgulho para todo paranaense, o Marumbi é sem dúvida um dos símbolos do montanhismo do estado do Paraná.

Reza a lenda de que o paranaense que nunca foi ao Marumbi é um montanhista incompleto. Por conta desta paixão o autor Nelson Luiz Penteado Alves elaborou com muito carinho o livro “As Montanhas do Marumbi”.

Com uma preocupação singular com o produto final Alves teve como produto final um livro que pode ser considerado como referência para quem deseja saber mais sobre a história do lugar. Com muitos dados e uma quantidade de fotos impressionante é um livro agradável de ler e para quem se considera “Marumbinista” obrigatório ter em sua estante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário