
Jon Krakauer é um montanhista norte-americano e também jornalista, o que o torno incomparável ao escrever sobre montanhas. A riqueza de detalhes que estão em seus livros são ao mesmo tempo instigantes e instrutivas. Instigantes porque você lê e fica querendo ler mais e mais pra ver como termina. Instrutivas porque ele explica com muita propriedade o beabá sobre equipamentos, histórias do montanhismo, conceitos da geologia (como agrimensura) e etc. Não é a toa que seus livros ganharam notoriedade, principalmente após a adaptação para o cinema do 'Na Natureza Selvagem'.
SOBRE HOMENS E MONTANHAS - Jon Krakauer
Nessa coletânea de artigos e reportagens sobre aventuras vividas ao redor do mundo, do Himalaia ao Alasca, Jon Krakauer, mostra homens e mulheres que enfrentam paredes de gelo e rocha por todo o planeta, revela o que eles fazem, como sobrevivem e o que os motiva.
NO AR RAREFEITO – Jon Krakauer
O livro é fascinante. Lê-se de um fôlego só. A narrativa é detalhista e comovente, um livro muito bem escrito e com uma bela tradução.Durante a primeira metade do livro, Krakauer se preocupa em fazer as devidas introduções sobre as condições nas quais se realizam as expedições ao Everest. Aqui também cabe a apresentação dos alpinistas que participaram da expedição de 1996, e que de alguma forma se envolveram na tragédia.
Somente na metade do livro, após o leitor se sentir dentro de um emaranhado de vidas aleatórias, é que a história que realmente interessa começa a se desenrolar. Passo a passo, cada vez com menos oxigênio, cada um dos personagens começa a se aproximar do seu objetivo: atingir o ponto mais alto do planeta. Mas, como se pode imaginar, longe de ser a linda e perfeita realização de um sonho de cada um, as expedições se transformam em um drama sem igual, onde a vida e a morte passam a conviver em um mesmo ambiente.
SETE PICOS – Dick Bass e Frank Wells

TUDO PELO EVEREST – Waldemar Niclevicz
Nosso alpinista paranaense já é autor de 6 livros sobre montanhismo.

Niclevicz faz um relato emocionante da saga em sua primeira tentativa de escalar a maior montanha do mundo. Conta os preparativos para a viagem, as buscas por patrocínio, a geografia e os costumes do Himalaia, e a superação de seus próprios limites tentando ser o primeiro brasileiro a pisar no cume da montanha mais alta do mundo. O livro também conta com fotos (lindas) da ascensão ao cume.
Para ver os outros livros que Niclevicz escreveu, clique aqui.
Em agosto deste ano (2014) será lançada uma autobiografia fotográfica de Waldemar Niclevicz, em um belo livro de grande formato com imagens de todas as suas escaladas.
ANNAPURNA – Maurice Herzog

No dia 3 de junho de 1950 o francês Maurice Herzog - o líder da expedição - e seu companheiro de equipe Louis Lachenal alcançaram o topo do monte Annapurna, no Himalaia, tornando-se os primeiros a conquistar uma das catorze montanhas de mais de 8 mil metros do mundo. O feito se concretizou depois de meses de esforço para estabelecer a rota de ataque, numa região ainda não mapeada, sob imensas dificuldades técnicas e no limite de tempo estabelecido pela chegada da monção, prevista para os primeiros dias de junho: seria preciso abandonar a montanha antes que ela chegasse, com seus ventos fortíssimos e suas chuvas diluvianas.
Desde a travessia do sul do Nepal e da conquista do cume até a volta penosa e a euforia da recepção aos heróis, a narrativa de Herzog é de tirar o fôlego e mostra por que a conquista do Annapurna se tornou uma epopéia contemporânea.
AVENTURA NO TOPO DA ÁFRICA – Airton Ortiz

O relato desta viagem e da escalada do Kilimanjaro é bem diferente dos livros padrão de narrativas de alta montanha. Primeiro, porque o Kilimanjaro, com seus 5.895 m, é mais baixo que muita montanha aqui na Cordilheira dos Andes e praticamente sem gelo ou neve. Na verdade, escalar o Kilimanjaro é uma caminhada árdua, não muito mais que isso. Segundo, porque Ortiz não é esportista ou montanhista profissional, o que torna a narrativa mais interessante.
O talento do novo montanhista foi também colocado em palavras no excelente NA ESTRADA DO EVEREST.
Partindo de Katmandu no Nepal, Ortiz narra sua jornada com muito suspense e ação pelas trilhas de conduzem ao pé do Everest.
O CAMINHO DO GUERREIRO DA ROCHA - Arno Ilgner

MONTANHAS DO MARUMBI - Nelson Luiz Penteado Alves
Motivo de orgulho para todo paranaense, o Marumbi é sem dúvida um dos símbolos do montanhismo do estado do Paraná.
Reza a lenda de que o paranaense que nunca foi ao Marumbi é um montanhista incompleto. Por conta desta paixão o autor Nelson Luiz Penteado Alves elaborou com muito carinho o livro “As Montanhas do Marumbi”.
Com uma preocupação singular com o produto final Alves teve como produto final um livro que pode ser considerado como referência para quem deseja saber mais sobre a história do lugar. Com muitos dados e uma quantidade de fotos impressionante é um livro agradável de ler e para quem se considera “Marumbinista” obrigatório ter em sua estante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário